Quantcast
Channel: Base de conhecimento do Snov.io
Viewing all articles
Browse latest Browse all 63

Melhores práticas de e-mail: como aumentar a taxa de resposta e melhorar a capacidade de entrega

$
0
0

Este guia oferece as melhores práticas e insights para ajudá-lo a manter seus e-mails fora da pasta de spam e melhorar a taxa de resposta de suas campanhas de divulgação fria.

Aqui está uma lista de dicas e conselhos para ajudá-lo a alcançar as caixas de entrada de seus clientes em potencial e obter mais respostas.

#1 Escolha o provedor de e-mail certo

Com base no tipo de campanha que você envia, selecione o provedor mais adequado.

Escolha provedores como Gmail ou Outlook para campanhas de vendas direcionadas com um máximo de 100 a 200 destinatários.

Para campanhas promocionais ou de marketing com grande número de destinatários, use provedores de e-mail específicos para envio em massa, como SendGrid, SendPulse, Mailgun ou Amazon SES.

#2 Use um endereço de e-mail de marca 

Use apenas seu endereço de e-mail comercial e seu nome real para estabelecer sua identidade de remetente.

O uso de e-mails de marca e uma identidade de remetente clara ajuda a criar confiança com seus clientes em potencial e aumenta as chances de obter respostas.

#3 Envie campanhas direcionadas

Certifique-se de que suas campanhas alcancem o público certo: interessado em sua oferta e com probabilidade de conversão em clientes. Pesquise sua persona de cliente ideal e implemente-a em seu fluxo de trabalho de prospecção.

Recomendamos o envio de campanhas direcionadas a um número limitado de destinatários, idealmente entre 100-200, para cada campanha. 

Ao focar em um grupo menor, você pode personalizar sua campanha e monitorar de perto as métricas de engajamento.

Saiba como identificar seu perfil de cliente ideal ⇒

#4 Personalize a linha de assunto e o texto do e-mail 

Use variáveis ​​de e-mail para incluir informações específicas do destinatário, como nome, cargo etc., na linha de assunto e no corpo do e-mail.

Uma boa linha de assunto é personalizada e destaca o valor específico que seus clientes em potencial encontrarão em seu e-mail. Essa abordagem pode aumentar sua taxa de abertura e incentivar os clientes em potencial a responder.

Aprenda a adicionar variáveis ​​ao conteúdo do seu e-mail ⇒

#5 Use o rastreamento apenas quando necessário

O rastreamento ajuda a monitorar as estatísticas, mas também pode prejudicar a capacidade de entrega. Evite usar o rastreamento apenas para números, especialmente se você tiver altas taxas de rejeição.

Se suas sequências dependem de rastreamento aberto e de link, use um domínio de rastreamento personalizado para reduzir os efeitos negativos.

Configure um domínio de rastreamento personalizado para sua conta de e-mail ⇒

Aprenda como adicionar links rastreados corretamente ⇒

#6 Concentre-se em obter respostas e acompanhe a taxa de resposta como uma métrica chave

Não confie na taxa de abertura e na taxa de cliques como indicadores de um bom engajamento. Embora possam indicar o interesse de um cliente em potencial, nem sempre levam a resultados ou conversões reais no final.

Além disso, as aberturas de e-mail geralmente são acionadas por bots de segurança e as URLs são avaliadas de perto por filtros de spam.

Observação: se seu objetivo principal é simplesmente entregar seu e-mail em campanhas de marketing, é melhor usar serviços projetados especificamente para envio em massa, como SendGrid, SendPulse e outros serviços semelhantes, em vez de Gmail ou Outlook.

Pesquise a taxa de resposta do seu setor e tente atingir a média ou superior. Se sua taxa estiver abaixo da média, inicie um aquecimento simultaneamente para manter sua conta engajada. % 

Ter uma boa taxa de resposta afeta positivamente a reputação do remetente, pois mostra que os destinatários estão interessados ​​em seus e-mails.

Por outro lado, uma taxa de resposta consistentemente baixa prejudica sua reputação com os provedores de e-mail.

Em seus e-mails, encontre uma maneira de obter uma resposta, mesmo de destinatários que podem não estar interessados, pois qualquer resposta é melhor do que nenhuma resposta.

Por exemplo, inclua algo simples como o seguinte no final do seu e-mail: 

“Se você não quiser mais nenhum e-mail meu, basta responder com “Pink flamingo” e eu paro de enviar.”

#7 Sempre aqueça sua conta ao enviar campanhas  

Digamos que você iniciou um aquecimento para sua conta, o executou por algumas semanas e obteve uma taxa de resposta consistente de 40%. Mas quando você lança uma campanha real, pode ver que sua taxa de resposta é muito menor.

Para compensar isso e manter o engajamento geral em um bom nível, não pare de se aquecer ao lançar campanhas reais.

Lembre-se que o número de e-mails enviados em campanhas reais não deve ser muito maior do que o número de e-mails de aquecimento.

→ Idealmente, sua taxa de resposta combinada média para campanhas de aquecimento e e-mail deve ser superior a 10%.

Se a taxa de engajamento geral for menor, envie a campanha para uma lista menor de destinatários.

#8 Mantenha seu volume de envio razoável

Não superestime sua capacidade de envio diária, mesmo depois de aquecer sua conta.

Comece com no máximo 50 e-mails por dia e aumente gradualmente quando perceber um bom engajamento.

Além disso, não confie em uma única conta de remetente de e-mail para todas as suas campanhas; em vez disso, distribua seu envio por várias contas de e-mail.

⇒ Para aumentar o volume de envio, a Snov.io permite conectar várias contas de e-mail

Se você obtém baixo engajamento consistentemente, não tente gerar mais respostas simplesmente enviando e-mails para mais destinatários. Em vez disso, concentre-se em melhorar o conteúdo do seu e-mail.

#9 Otimize o conteúdo do seu e-mail

A maneira como você escreve seus e-mails tem um impacto significativo na capacidade de entrega e na forma como os destinatários responderão a eles.

Em primeiro lugar, revise o tamanho do seu e-mail. E-mails curtos têm mais chance de obter uma resposta porque os clientes em potencial têm maior probabilidade de ler o texto inteiro.

A contagem de palavras recomendada para e-mails frios é entre 80 e 120 palavras. 

Além disso, certifique-se de que seu e-mail tenha uma estrutura de fácil leitura.

Não use parágrafos longos e divida as frases com quebras de linha para facilitar a leitura. Idealmente, seu e-mail não deve ter mais de 20 linhas de texto (com quebras de linha incluídas).

Aqui está um exemplo de um e-mail otimizado para tamanho e estrutura:

 

Nosso assistente Email AI pode ajudá-lo a escrever e otimizar e-mails mais rapidamente.

Escreva e-mails com o assistente baseado em IA → 

Veja mais dicas relacionadas ao conteúdo: 

  • Adicione no máximo 1-2 imagens ao seu e-mail, mantenha o tamanho da imagem o mais baixo possível
  • Evite adicionar anexos, use links
  • Mantenha-o curto e simples, para que o destinatário entenda facilmente o objetivo do e-mail e o valor que você oferece
  • Inclua frases de chamariz para permitir que os destinatários saibam mais sobre sua oferta
  • Experimente linhas de assunto e diferentes modelos de e-mail fazendo testes A/B para descobrir qual tem o melhor desempenho
  • Inclua um link de cancelamento de inscrição. Não o esconda, pois o cancelamento da inscrição prejudica menos a capacidade de entrega do que o relatório de spam
#10 Adicione atrasos entre acompanhamentos

Adicione atrasos intencionais de 2 a 3 a 4 dias entre os acompanhamentos para evitar a sobrecarga dos destinatários e, gradualmente, nutrir seu interesse.

Use gatilhos para definir as condições de acompanhamento ⇒

Adicionar atrasos entre acompanhamentos ⇒

#11 Monitore a reputação do seu remetente 

Os principais fatores que afetam a capacidade de entrega são a reputação do remetente (conta e domínio do remetente de e-mail) e as taxas de engajamento (abertura, clique, resposta).

Sempre monitore sua reputação usando ferramentas como Google Postmaster Tools e Microsoft SNDS.

Se você estiver com dificuldades para corrigir problemas de entrega com sua conta de e-mail principal, tente enviar de um novo endereço de e-mail no mesmo domínio.

Saiba como verificar se o seu remetente foi colocado na lista negra ⇒

#12 Testar a capacidade de entrega

Use ferramentas especializadas para testar sua capacidade de entrega de e-mail e detectar possíveis problemas que podem afetar o posicionamento da sua caixa de entrada.

  • Faça testes de colocação de e-mail com Glock Apps (ou outra ferramenta similar).

Você pode avaliar se seus e-mails têm mais chances de chegar à caixa de entrada ou à pasta de spam. 

O Mail Tester pode fornecer uma pontuação de spam para seu e-mail com base em suas configurações padrão, mas na verdade não testa a capacidade de entrega. É útil para encontrar áreas a melhorar, mas não confie nele como sua principal ferramenta de teste.

#13 Escolha um domínio de nível superior respeitável

Para suas campanhas, escolha um domínio com as extensões .com, .org ou .io (nessa ordem de prioridade), em vez de domínios .co , frequentemente associados a domínios de spam.

Quanto mais cara for a hospedagem de domínio, menor a probabilidade de ser colocado na lista negra ou usado por spammers.

Evite domínios de nível superior como .online , . ao vivo .clique . Porque eles têm uma má reputação por atividades de spam.

Você pode conferir a lista completa de domínios a serem evitados aqui →

 

O que fazer a seguir:

Aqui está uma breve instrução a seguir se você não conseguir obter uma boa taxa de resposta em suas campanhas.

Etapa 1. Teste a capacidade de entrega com Glock Apps ou outros serviços semelhantes para encontrar possíveis problemas.

Etapa 2. Se os testes mostrarem resultados ruins, pause as campanhas de e-mail e aqueça sua conta de e-mail.

Etapa 3. Enquanto isso:

  • Revise e melhore o texto do seu e-mail, certifique-se de que está otimizado para comprimento e legibilidade. 
  • Pesquise seu público-alvo e inclua destinatários adicionais especificamente direcionados.

Etapa 4. Reinicie a campanha e monitore as taxas de resposta.

Se você ainda não estiver vendo nenhum resultado positivo, tente repetir as instruções da Etapa 1.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 63