Este é um guia completo sobre como se preparar para a prospecção no LinkedIn, o que fazer enquanto ela está rodando e como obter o máximo de resultados.
Ele é baseado nas melhores práticas conhecidas do LinkedIn, nas regras e restrições da plataforma, além da experiência dos especialistas da Snov.io.
Não pule nenhuma das etapas descritas aqui, especialmente se você está lançando sua primeira campanha automatizada no LinkedIn.
Parte I. Antes de iniciar campanhas no LinkedIn
Prepare-se para automatizar sua prospecção de forma eficaz e segura.
Parte II. Configure sua campanha no LinkedIn usando a Snov.io
Defina as configurações que aumentam o engajamento e minimizam a detecção.
Parte III. Crie uma sequência multicanal
Combine ações no LinkedIn com e-mails e personalize o engajamento para cada lead.
Parte IV. Acompanhe seus resultados enquanto a automação roda
Verifique os relatórios da campanha para obter análises detalhadas e filtre os leads interessados.
Como se preparar para uma campanha de prospecção no LinkedIn?
Antes de lançar qualquer campanha no LinkedIn, certifique-se de:
✓ Ter um perfil do LinkedIn totalmente otimizado para causar uma ótima primeira impressão.
✓ Fazer o aquecimento do perfil antes de iniciar a automação (mais detalhes abaixo).
✓ Segmentar seus prospects em grupos com base no porte da empresa, área de atuação ou outros critérios.
✓ Personalizar as mensagens que você vai enviar, utilizando Conteúdo Dinâmico e Spintax.
✓ Planejar sequências multicanal (combinando LinkedIn e e-mail) para alcançar cada lead.
✓ Definir seus limites diários. Se você não quer ficar restrito aos limites de ações de um único perfil, conecte várias contas do LinkedIn.
Agora, vamos detalhar como colocar essas boas práticas em prática na sua nova campanha no LinkedIn.
Parte I. Antes de começar: Checklist para se preparar para a automação
Quanto melhor você se preparar, melhores serão os resultados da sua prospecção. Não pule esta etapa ao planejar sua próxima campanha no LinkedIn.
1. Otimize seu perfil do LinkedIn
Seu perfil, que será o remetente da prospecção, é a primeira impressão que você causará nos leads em potencial. Ele precisa ser atrativo o suficiente para aumentar suas chances de conexão. Melhore seu perfil pessoal e conecte-se com mais pessoas antes de iniciar qualquer campanha.
Adicione um título que deixe claro qual valor você oferece e para quem você ajuda. Esse título aparecerá nos convites de conexão que você enviará aos prospects.
A seção “Sobre” deve contar a história do seu negócio e compartilhar um pouco da sua experiência. Foque no que você faz de melhor e em como você resolve os problemas dos seus clientes.
2. Verifique o tipo da sua conta no LinkedIn
Embora a automação funcione com contas gratuitas, uma conta do Sales Navigator oferece uma vantagem nas opções de geração de leads. Ela fornece filtros de busca avançados para encontrar leads com mais precisão. Isso ajudará você a encontrar os prospects ideais.
Colete prospects para sua prospecção no LinkedIn usando nossa extensão LinkedIn Prospect Finder.
3. Prepare vários perfis no LinkedIn para prospecção
Se você está começando ou enviando campanhas pequenas, uma conta do LinkedIn já é suficiente.
Com uma conta, você pode enviar de 20 a 30 pedidos de conexão por dia sem problemas. Então, se seu volume planejado for de 100 pedidos por semana, o limite de um perfil será suficiente.
Se pretende enviar entre 200 e 300 pedidos por semana, precisará de pelo menos dois ou três perfis para lidar com esse volume.
Limite diário de prospecção com uma conta do LinkedIn:
→ Seguro: 10 a 30 prospects por dia
→ Moderado: 30 a 40 prospects por dia
→ Arriscado: 40 a 50 prospects por dia
Estime quantos perfis você vai precisar com base nos nossos limites diários recomendados. Se planeja usar listas maiores, será necessário configurar alguns perfis extras para distribuir suas ações.
Ao configurar sua campanha, ative o recurso de Rotação de Contas. Isso manterá todas as suas contas seguras enquanto você alcança mais prospects. Usar múltiplos perfis permite aumentar seus limites diários de ações sem sobrecarregar uma única conta.
4. Conecte seus perfis do LinkedIn à Snov.io
O LinkedIn possui regras rigorosas que proíbem atividades e prospecção automatizadas. Se sua ferramenta de automação não controlar dezenas de fatores importantes, sua conta pode ser detectada e ter seu uso restrito.
5. Faça o aquecimento do seu perfil no LinkedIn
O algoritmo do LinkedIn pode detectar mudanças repentinas na atividade da conta e bloqueá-la.
O aquecimento é necessário para incorporar a automação ao seu fluxo de trabalho sem levantar suspeitas. Isso significa aumentar sua atividade e presença no LinkedIn. Você só deve começar a automatizar ações após 2 a 3 semanas de atividade manual consistente.
Se sua conta estiver inativa, faça o aquecimento antes de usar a automação: publique conteúdos, comente em posts e conecte-se com mais pessoas da sua área. O objetivo do aquecimento é estabelecer sua presença e sua marca no LinkedIn antes de iniciar qualquer campanha.
Nas configurações da Snov.io, ative o modo de aquecimento para as contas do LinkedIn conectadas. Ao iniciar uma campanha, ele aumentará automaticamente seus pedidos de conexão até que o limite diário atinja sua meta. O volume de prospecção desejado será visto pelo LinkedIn como natural e habitual.
6. Crie seu ICP e segmente os leads
O LinkedIn pode classificar mensagens genéricas e sem valor como spam, e elas não vão interessar a ninguém. Antes de iniciar suas campanhas, saiba exatamente para quem você vai enviá-las.
Encontre leads que representem seu cliente ideal e segmente sua lista de prospects em grupos menores, baseando-se em indústria, cargo e pontos específicos de dor.
Dedique um tempo para entender os desafios que seus prospects enfrentam antes de fazer o contato. Assim, você pode falar sobre problemas e soluções que realmente importam para eles.
Foque nos problemas e objetivos deles, não apenas em informações gerais. Confira este guia para dicas de como criar seu perfil de cliente e encontrar leads.
7. Melhore sua pontuação SSI
O Social Selling Index (SSI) é uma das principais métricas do LinkedIn. O algoritmo do LinkedIn usa seu SSI para avaliar o quão confiável e valioso seu perfil é para outros usuários.
Uma pontuação SSI mais alta reflete uma reputação mais sólida e aumenta seus limites máximos seguros de prospecção, permitindo que você realize mais ações diárias sem riscos.
Aqui está uma checklist para aumentar sua pontuação SSI antes de iniciar a prospecção:
-
Complete todas as seções do perfil — título, resumo, competências e experiência.
-
Publique pelo menos um post por semana.
-
Compartilhe conteúdo original com insights pessoais ou expertise no setor.
-
Conecte-se com profissionais da sua área, não apenas com potenciais leads.
-
Comente em posts em alta no seu segmento.
-
Participe de grupos e eventos relevantes no LinkedIn.
Saiba mais em nosso post no blog.
A Snov.io acompanha automaticamente o SSI de cada conta conectada. Verifique sua pontuação atual nas configurações da conta LinkedIn na Snov.io. Durante a prospecção, monitore seu SSI para saber quando é seguro aumentar seus limites diários de envio.
Parte II. Configure sua campanha no LinkedIn na Snov.io
Vamos ver o que você tem no seu arsenal da Snov.io para evitar detecção. Esses recursos não apenas tornam sua prospecção mais segura, mas também mais autêntica.
1. Defina limites seguros para automação diária
O LinkedIn estabelece limites diários e semanais para atividades. Isso determina o número de ações (visualizações de perfil, pedidos de conexão e mensagens) que você pode automatizar com segurança por dia.
Como você aprendeu no capítulo anterior, contas com pontuação SSI mais alta podem realizar mais ações.
Mantenha suas ações diárias alinhadas ao seu SSI para reduzir o risco de detecção. Se seu nível de atividade ultrapassar o que o LinkedIn considera razoável para seu SSI, sua conta pode sofrer restrições.
Qual é o limite recomendado pelo LinkedIn segundo a Snov.io?
✓ Com base em nossa experiência, 30 ações por dia ou menos é a zona de segurança para pedidos de conexão e mensagens. Ainda assim, seu limite deve sempre estar alinhado à sua pontuação SSI.
✓ O limite máximo diário na Snov.io é de 50 ações por tipo. Considere isso como uma configuração avançada. Defina esse limite somente quando sua pontuação SSI estiver acima de 50–60; para a maioria dos perfis, esse volume já é muito agressivo e pode levar a restrições.

Volume diário recomendado conforme a pontuação SSI
Sempre respeite os limites diários recomendados para a sua pontuação SSI atual.
Se o limite parecer baixo, lembre-se: é melhor do que ser bloqueado, pois uma conta bloqueada não pode fazer prospecção alguma.
Nas configurações da sua conta LinkedIn, você pode ajustar seus limites com base na sua pontuação SSI.
Comece a automação com limites modestos (10-15 ações por dia) nas primeiras semanas. Conforme sua conta é aquecida e sua pontuação SSI aumenta, vá adicionando ações gradualmente. Os sistemas do LinkedIn perceberão um crescimento constante, e não uma atividade suspeita.
Diretrizes de limites do LinkedIn:
✓ Mantenha seus limites baixos quando seu SSI for inferior a 20.
✓ Aumente gradualmente em pequenos passos (algumas ações a mais por semana) conforme seu SSI cresce de 20 a 40.
✓ Com SSI 40 ou mais, realizar 30 ou mais pedidos/mensagens diárias geralmente é considerado seguro.
✓ Os limites podem variar conforme o tipo de ação. Ações de baixo impacto (visualizações de perfil e curtidas) podem ter limites maiores. Pedidos de conexão e mensagens são monitorados mais de perto. É mais seguro definir seus limites um pouco abaixo do que sua pontuação SSI sugere.
SSI score | Como o LinkedIn trata sua conta | Limite diário seguro para solicitações de conexão e mensagens |
---|---|---|
10 - 20 pontos | Conta nova ou com pouca atividade. O LinkedIn monitora com cautela. | ≈ 10 ações por dia. SSI 15 → envie até 10 solicitações/mensagens. |
20 - 40 pontos | Sua reputação no LinkedIn está crescendo. Você pode aumentar os limites gradualmente. | Comece com 10 ações, depois aumente o limite em algumas ações toda vez que seu SSI aumentar 5 pontos. SSI 25 → 15 a 20 ações SSI 30 → 20 a 25 ações SSI 35 → 25 a 30 ações |
40 + pontos |
|
Mais de 30 ações geralmente são seguras
SSI 45 → 30 a 35 ações ou mais, se o desempenho permanecer saudável e você não receber avisos do LinkedIn. |
2. Construa a sequência da sua campanha
A automação deve reproduzir a forma como você se conectaria manualmente com alguém no LinkedIn. Monte sua sequência para que pareça natural aos prospects, como se cada etapa viesse diretamente de você.
Na Snov.io, você pode criar sequências de múltiplos passos que combinam ações no LinkedIn e e-mails, aumentando as chances de receber uma resposta.
Crie sua sequência no editor de campanhas. Vamos detalhar os principais elementos de uma sequência multicanal:
Exemplo de sequência multicanal (e-mail + LinkedIn)
Etapa 1. Aquecimento:
Visualizar perfil → Aguardar (24 horas) → Curtir postagem → Seguir perfil → Aguardar (2 dias)
Etapa 2. Conexão:
Enviar pedido de conexão → Aguardar (2 dias) → Condição: Conectado no LinkedIn (verificar por 3-4 dias se o pedido foi aceito).
Fluxo Sim – Aceito:
Mensagem no LinkedIn (referenciando a postagem que você curtiu) → Aguardar (2-4 dias) → Mensagem de follow-up no LinkedIn
Fluxo Não – Não aceito:
Enviar e-mail / InMail #1 (lembrete do pedido de conexão) → Aguardar (2-3 dias) → E-mail de follow-up #2 → Aguardar (2-3 dias) → E-mail final de “despedida” (break up)
Comece sua sequência com ações que aqueçam seu lead antes de qualquer abordagem direta: visite a página do prospect, interaja com o conteúdo dele e siga o perfil.
-
(1°) Visualizar perfil – Seu nome aparece nas notificações “Quem viu seu perfil”, aumentando as chances de ser notado.
-
(2º) Curtir uma postagem – Adicione uma ação para curtir automaticamente a última postagem do prospect; é ainda melhor se você deixar um comentário manualmente. Você pode visitar a página LinkedIn dele direto pelo perfil no Snov.io.
-
(3º) Seguir o perfil – Acompanhar as atualizações importantes do prospect ajuda a abordar no momento certo. O timing é fundamental.
-
(4º) Enviar pedido de conexão – Nesse ponto, o prospect já está mais propenso a reconhecer você ao receber o pedido.
Aqui vão mais algumas dicas para a sua sequência:
Envie e-mails mesmo que a campanha seja no LinkedIn
Usar dois canais ao longo da sequência aumenta as chances de receber uma resposta de qualquer um dos lados.
Se o prospect não aceitar seu pedido de conexão, o e-mail funciona como uma alternativa para alcançá-lo. Além disso, se não responder à sua primeira mensagem no LinkedIn, o e-mail pode ajudar a manter a conversa ativa.
Adicione delays entre as ações para espaçar sua sequência
Uma sequência sem pausas pode parecer robótica. Inclua passos de delay para que o Snov.io distribua automaticamente cada ação para cada prospect. Se a sequência inicial não der resultado, agende follow-ups com intervalos maiores.
Use condições para personalizar seus follow-ups
Além da mensagem, você pode personalizar a própria sequência adicionando condições. Isso permite abordar leads não engajados de forma diferente — apresentando sua proposta de valor por outro ângulo ou fazendo um follow-up em momento posterior.
As condições após ações no e-mail ou LinkedIn organizam os leads no fluxo correto automaticamente, de acordo com o comportamento e engajamento deles.
Inclua um passo de Condição logo após o pedido de conexão. Coloque um período de espera de 2 a 3 dias (o Snov.io vai verificar regularmente o status do pedido nesse tempo). Leads que aceitarem seguem direto para uma mensagem no LinkedIn. Para os demais, faça o follow-up por e-mail, garantindo mais uma chance de engajamento.
Use mensagens InMail para alcançar qualquer pessoa
Quando a sua oferta é urgente e o lead ainda não faz parte da sua rede, a mensagem InMail é a solução. Ela permite contatar tomadores de decisão importantes mesmo sem que tenham aceitado seu pedido de conexão.
As mensagens InMail chegam aos prospects mesmo fora da sua rede, mas o LinkedIn limita a quantidade de InMails que você pode enviar, dependendo do tipo de conta que você tem. Por isso, use essas mensagens com moderação, focando nos seus maiores prospects e nos momentos em que o timing da oferta for crucial.
3. Adicione contas do LinkedIn à rotação
À medida que sua lista de prospects cresce, uma conta do LinkedIn pode não ser suficiente para manter o ritmo do seu outreach e contatar todos os leads dentro dos prazos planejados.
Nas configurações da sua campanha, você pode adicionar até 5 contas de remetentes do LinkedIn. A Snov.io fará a rotação automática dessas contas e distribuirá os prospects de forma equilibrada entre elas.

4. Defina o cronograma da campanha
O timing é essencial para captar o interesse do seu prospect. Talvez seus prospects estejam mais ativos durante o horário de trabalho, pela manhã, ou logo antes de sair. Teste diferentes horários inicialmente e depois utilize aquele que funcionar melhor.
Quando souber o melhor horário para enviar, vá às configurações do Snov.io e crie um cronograma -->. A automação executará as ações somente dentro do período definido.

5. Personalize suas mensagens em massa
Sempre adicione variáveis e conteúdo dinâmico aos seus pedidos de conexão e mensagens. Crie mensagens distintas para diferentes prospects, em vez de enviar a mesma mensagem para todos.
Use variáveis nas suas mensagens ao criar uma sequência no Snov.io. Isso permite enviar conteúdo personalizado automaticamente para cada prospect na sua lista.
Nossas campanhas suportam variáveis básicas, conteúdo dinâmico e Spintax. Aprenda a usá-los para personalizar sua prospecção no LinkedIn.
Lembre-se: os prospects se importam com os problemas deles, não com seu conhecimento sobre o perfil deles. Se encontrar algo na página do LinkedIn deles, mencione somente se estiver relacionado à sua oferta.
Para criar mensagens relevantes para cada segmento de leads, lembre-se que diferentes leads têm problemas e objetivos distintos.
Você obterá mais respostas se oferecer uma solução para o problema deles, em vez de mencionar detalhes básicos. Esse tipo de personalização é o mais eficaz, pois foca nos seus pontos de valor.
Conteúdo dinâmico pode personalizar em massa suas mensagens com base na posição do destinatário. As mensagens que você prepara para cada segmento serão enviadas automaticamente para os prospects que atenderem às condições especificadas.
Os algoritmos do LinkedIn podem sinalizar mensagens genéricas enviadas para muitas pessoas. Faça cada follow-up ligeiramente diferente para evitar essa detecção.
Varie as saudações e os CTAs usando Spintax para driblar a detecção de mensagens duplicadas do LinkedIn.

Monitore seus resultados enquanto a automação está ativa
Estas são as funcionalidades do Snov.io que você pode usar durante a fase ativa do seu outreach no LinkedIn.
-
Transfira leads interessados para o CRM
Você pode automatizar a tarefa rotineira de criar negócios com os prospects que responderem, incluindo respostas às mensagens no LinkedIn.
A Snov.io cria automaticamente um negócio no CRM, permitindo que você salve um registro dos leads interessados. Saiba como ativar a criação automática de negócios.
2. Analise as métricas da campanha
O Snov.io monitora automaticamente o desempenho geral do seu outreach e os principais KPIs da campanha.
O painel de Relatórios oferece dados claros de engajamento para cada campanha e perfil do LinkedIn que você está usando para o outreach.
Revise os resultados da sua campanha semanalmente e ajuste o conteúdo das mensagens ou os intervalos de atraso conforme necessário para obter uma resposta melhor.
3. Analyze replies and detect sentiment
Nossa análise de respostas com IA determina o sentimento das últimas mensagens dos seus prospects. Ela detecta automaticamente se estão interessados, neutros ou negativos. Isso ajuda a focar primeiro nos leads mais promissores, sem precisar revisar todas as respostas.
Se um prospect responder que não é o momento certo ou que não está interessado no momento, salve-o em uma lista separada para uma campanha de reengajamento futura. Você também pode adicionar etiquetas personalizadas aos prospects para facilitar a filtragem.
No seu painel de Relatórios -->, você pode acompanhar o nível geral de interesse nas respostas e filtrar os prospects com base no sentimento deles.
Para aproveitar os prospects que estão "Não interessados", revise as objeções deles e identifique as mais comuns. Isso ajudará você a ajustar sua oferta para que seus follow-ups e futuras campanhas sejam mais eficazes.